O Prêmio Harding - Artigos vencedores O Prêmio Harding é nomeado após o presidente fundador da Sociedade, Sir Harold Harding. O prêmio é concedido ao vencedor de uma competição anual, que está aberta a todos com 33 anos ou menos. Os participantes devem enviar um documento original relativo a qualquer aspecto do tunelamento que considerem de interesse para os que estão no setor de tunelamento. Abaixo estão os vencedores anteriores, os títulos de seus trabalhos e, quando disponível, o papel vencedor. Podem ser encontradas cópias de papéis de vencimento e corrida selecionados seguindo este link. 2016, Howard Sayers O uso de um projeto de trabalhos temporários e permanentes totalmente integrados para construir uma passagem subterrânea em proximidade próxima de uma estrada de ferro subterrânea operacional em vivo 2015, Ryan McCarron Os desafios da mineração de um barril de escada rolante dentro de uma estação operacional Tipo de máquina de equilíbrio de pressão (EPB) De microtunnelling ou tuneladora em que, controlando a taxa de remoção de despejo (através de um transportador de parafuso), a pressão é criada dentro do material cortado na câmara de corte e esta pressão é controlada para fornecer o contrapeso correto para as pressões de terra e água em Para evitar heave ou subsidência. Tipicamente usado em solos granulares. Medidor de distância eletrônico EDM. Instrumentos que utilizam ondas de luz e de rádio, para medir a distância. A distância é calculada a partir da diferença de tempo entre um pulso transmitido e um pulso de retorno ou a diferença de fase entre um feixe de radiação transmitido e refletido. Quando um EDM é combinado com um teodolito eletrônico, ele se torna uma estação total. O alargamento de um revestimento do túnel na junção entre as paredes laterais e o invertido, ou na base da escavação superior antes do banco e ou a escavação inversa. Um banco de terra, rocha ou outro material construído acima da superfície natural do solo. Para os projetos de transporte, o estraga do túnel é freqüentemente usado para construir aterros. Equilíbrio da pressão da Terra. A técnica ea ciência para determinar com precisão a localização tridimensional e a posição dos pontos e as distâncias e ângulos entre eles. Esses pontos são usados para estabelecer mapas, limites de propriedade e para estabelecer e marcar o posicionamento e layout detalhado de novas estruturas, como estradas e túneis. Um dispositivo que emite uma radiação coerente que produz uma fonte de luz altamente focada. Usado em túnel (geralmente em associação com um alvo) para definir de forma visível a direção da escavação do projeto. Varredura de perfis e superfícies de túnel para pesquisa e como finalidades construídas usando lances de alta velocidade. A varredura laser moderna pode ser realizada a partir de estações fixas ou móveis. Ele também pode ser usado para uma inspeção de túnel mais geral para localizar rachaduras finas e seepages no forro do túnel. Uma estrutura de aço curvo leve instalada no rosto exposto, usada para garantir o perfil correto do túnel, ou para auxiliar o suporte de pré-tratamento, como um tubo de dossel. Geralmente constituído por uma das barras de aço primárias e duas secundárias no intrados e extrados, formando uma seção transversal triangular, com uma rede de barras de aço menores que os conecta. Uma estrutura de túnel usada para a montagem e lançamento de equipamentos de tunelamento, como um TBM. Uma vedação mecânica, geralmente composta por uma flange de borracha montada na parede do eixo de transmissão. A vedação da flange é distanciada pelo TBM à medida que passa, criando uma vedação para evitar a entrada de água ou lubrificação no eixo durante o tunelamento. Uma alternativa é a vedação inflável (tipo Bullflex). Termo dado a condutas de ventilação não rígidas para uso em sistemas de ventilação forçada. Um anel de túnel ou TBM que conduz, difere na orientação horizontal quando comparado com o alinhamento do projeto. O chumbo é medido pela diferença em relação ao diâmetro do túnel entre o plano real e o plano teórico visto de cima. Os termos deixados de chumbo ou chumbo direito são usados dependendo do lado da máquina ou do revestimento que está liderando. Superfície de um túnel ou revestimento do eixo que é mais próximo do rosto da escavação. A superfície oposta é a borda de fuga. O novo método australiano de tunelamento é uma filosofia de escavação de túneis. Ele usa a força do rockmass juntamente com um forro de concreto projetado para fornecer um sistema de suporte flexível. O desempenho das obras de construção subterrânea é monitorado durante a construção. O termo é freqüentemente usado incorretamente de forma intercambiável com SCL, pois os métodos empregam técnicas similares, embora empregem filosofias diferentes, a NATM permite que o movimento do solo ganhe vantagens do efeito arco arqueológico natural, enquanto que SCL ergue um revestimento rígido imediatamente para minimizar os movimentos do solo. Uma área ou adit do túnel principal usado para suprimentos e comunicações de emergência, ou um pequeno refúgio em que uma pessoa pode suportar evitar um trem. Gases (monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio) produzidos a partir de veículos a motor que prejudicam a saúde dos trabalhadores e, como tal, são monitorados. A ventilação é usada para minimizar sua acumulação. Tamanho do tubo ou eixo usado para definir o diâmetro de trabalho interno. OHLE Overhead Line Equipment (OHLE) é usado para transmitir energia elétrica para trens ou bondes a uma distância do ponto de abastecimento de energia. Os dispositivos podem ser pantógrafos, coletores de arco ou pólos de carrinho. Os coletores são eletricamente condutores e permitem que a corrente circule através dos motores de tração do trem ou do bonde e volte para a estação de alimentação através das rodas de aço e uma ou ambas as trilhas da pista. Revestimento de passagem única (única passagem) Um eixo segmentado de concreto pré-moldado ou forro de túnel com um intrados relativamente suave, projetado para cargas temporárias e permanentes e, portanto, pode ser usado sem revestimento secundário. O método pelo qual o acesso é adquirido ao nível subterrâneo requerido para a instalação, manutenção ou inspeção de uma estrutura, túnel, tubulação, conduta ou cabo. A escavação é então preenchida e a superfície foi restaurada. Um escudo de tunelamento em que a escavação é realizada dentro de um tubo de aço com a face aberta para a vista. A escavação pode ser manual ou por uma escavadeira montada em lança. Forro de ferro fundido específico para formar uma junção de abertura. Um dispositivo inflável usado em um furo para isolar uma seção desse furo para dizer teste de permeabilidade ou injeção de argamassa. Suporte temporário entre o chão e revestimento ou material colocado entre as juntas do segmento do túnel. A embalagem é convencionalmente colocada para corrigir a qualidade de construção de anel fraca ou para auxiliar na negociação de alinhamentos curvos. Transportador de corrente de aço comumente usado em minas de carvão e em túnel como alimentador de um bunker em ou perto do fundo do poço, onde os obstáculos do túnel são inclinados. Método de broca e explosão de escavação de um túnel da face de trabalho. Um furo central é perfurado enquanto os orifícios paralelos são perfurados e carregados. O furo central fornece o espaço usado quando os outros orifícios cheios explodem, controlando a direção da dissipação de energia. Espaçamento sistemático de parafusos de rocha em um túnel para fornecer suporte ao solo, muitas vezes conforme definido por um sistema de classificação de massa de rocha, como o sistema Q. Parte de uma usina hidrelétrica que envia a água para as turbinas, muitas vezes um eixo vertical. Mesa de água empoleirada Mesa de água que está posicionada acima da mesa de água principal para uma área por causa da presença de uma rocha impermeável como a argila. Método pré-vault Perforex Um método de encapsulamento pré-forrado patenteado pela Perforex consistindo em corte de serra em secções de um arco antes do rosto, seguido do preenchimento destes com concreto. A taxa de fluxo de um líquido ou gás através de um material poroso. Uma bola de borracha de espuma dura que é empurrada ou soprada através de um tubo de concreto ou argamassa para limpá-la. Suportes rígidos, encaminhados para o chão verticalmente ou pré-perfurados para fornecer suporte ao solo. Um túnel de diâmetro menor aborrecido para fins de investigação antes do passeio do túnel principal. Pode ser expandido para a seção transversal do túnel final. Veja o tubo Canopy. Um método de criação de um túnel instalando tubos diretamente atrás de uma máquina de proteção para que os tubos formem uma corda contínua no chão. Erosão interna dentro de uma escavação que leva ao colapso súbito. Duto de alívio de pistão Túnel pequeno ou via aérea usado para aliviar a pressão do ar subterrâneo tipicamente em túneis ferroviários. Um termo alternativo para uma mina ou uma pedreira (poço aberto). A pessoa encarregada dos mineiros que trabalham no subsolo. Um termo usado para descrever a área na parte inferior do eixo de acesso principal. O site de superfície em torno do ponto de acesso para a escavação funciona. A orientação de uma máquina de tunelamento ou um forro de túnel ou eixo em relação ao teórico, visto como um plano perpendicular ao alinhamento do projeto. Uma verificação realizada em um forro de túnel ou eixo para determinar o grau pelo qual a borda de ataque difere de um plano perfeito e pelo qual o melhor plano de ajuste difere de um plano perpendicular ao alinhamento do projeto. Uma base de concreto grosso para um eixo suficientemente pesado para evitar a elevação e a flutuação para toda a estrutura. Uma cunha (tomada) conduzida entre duas barras de aço (penas) em um orifício pré-perfurado. As penas se expandem à medida que o mais é conduzido, fazendo com que o material circundante fure um método de demolição controlada. O enchimento de bosques de calafetagem e / ou bolsos de parafusos em revestimentos de túnel ou eixo para formar uma superfície lisa ou Polietileno, uma resina sintética resistente, leve e flexível feita por polimerização de etileno, principalmente usado para construção de chapas e tubos de plástico. Betão de concreto reforçado com fibra de polipropileno feito com fibras finas de polipropileno incluídas na mistura, usadas como forro pulverizado, em segmentos pré-fabricados ou em concreto. Eles melhoram o desempenho do concreto a altas temperaturas, como pode ser experimentado em um túnel de fogo. As fibras derretem deixando cavidades no concreto que podem ser usadas pelo vapor de água liberado, reduzindo o desgaste explosivo do revestimento. Um membro da gangue mineira que, para pequenas obras, empurra salta em torno da entrada ferroviária de construção, ou estrutura que forma a entrada de um túnel. As unidades uniformes de concreto são afastadas do local onde devem ser usadas. Comumente usado para segmentos de revestimento de túnel. Pre-forro pré-abóbada Pré-suporte Um método de escavação que envolve a instalação de um sistema de suporte ao solo antes do estágio de escavação. Esse método é freqüentemente usado para mitigar contra o equipamento de monitoramento de montagem de superfície que pode ser incorporado em uma estrutura e usado para medir mudanças na pressão. Rede de controle de site principal na qual estão localizados vários pontos de controle primários amplamente separados, estabelecidos com alto grau de precisão. Usado para estabelecer uma rede de controle secundário. Forro de túnel estrutural que é colocado contra o solo. Sondagem de perfuração de sonda O ato de perfurar um furo de perfuração exploratório para a investigação de condições do solo antes do túnel. Normalmente realizado de forma cíclica em escavações de túnel aberto. É um equipamento de escavação constituído por uma cabeça de corte montada em lança, um dispositivo de carregamento que geralmente envolve um transportador e uma trilha de rooteamento para mover toda a máquina para a frente na rocha. Também chamado de cabeçalho de estrada. Uma série de cabeças de corte estão disponíveis para diferentes condições do solo. O processo de provar a argamassa em torno de um túnel ou eixo por perfuração e tentativa de argamassa seguindo um padrão aleatório ou pré-acordado, que pode variar de acordo com os resultados iniciais. Q, R: Sistema - Sistema de Túnel de Corrente Q 8211 Sistema de Túnel de Corrente de Corrente (Índice de Qualidade de Túnel) Este é um sistema amplamente adotado para avaliação de características de massa de rocha e requisitos de suporte de túnel. As propriedades, como bloqueios, força de cisalhamento interbloqueio e a condição de estresse ativo da massa rochosa, são dados valores numéricos com base em tabelas de estudos de caso. O valor numérico final para Q varia em uma escala logarítmica de 0,001 a 1000. Articulações em um revestimento de túnel segmentado de concreto pré-moldado perpendicular à circunferência. Também conhecido como juntas de assento. Um gás radioativo que pode se acumular em túneis e minas em certos tipos de solo. Requer monitoramento para garantir a manutenção de níveis seguros. Um cilindro de pressão hidráulico operado em uma peça de maquinaria, como em um TBM que ajuda a avançar com o empurrão do forro do túnel. Como um ponto é determinado usando os ângulos subtendidos de três pontos conhecidos, medidos a partir do ponto desconhecido em vez dos pontos fixos originais. Um produto químico que retarda o tempo de ajuste de concreto, concreto projectado ou argamassa. Suporte circular ou em arco (geralmente vigas de aço I) usado para suportar escavações reforçadas, muitas vezes usadas em conjunto com placas de madeira. Forro segmentado pré-moldado de concreto finito fino. Um membro estrutural em forma de anel geralmente transportando cargas gravitacionais verticais, tipicamente usadas dentro de um eixo ou cofferdam. RMR (Rock Mass Rating) Uma metodologia para quantificar a qualidade do rock. A soma de seis parâmetros de qualidade de rocha (resistência compressiva uniaxial de material de rocha, designação de qualidade de rocha (RQD), espaçamento de descontinuidades, condição de descontinuidades, condições de água subterrânea e orientação de descontinuidades). Escala 0-100. Equipamentos de escavação constituídos por uma cabeça de corte montada em lança, um dispositivo de carga que geralmente envolve um transportador e uma trilha de rooteamento para mover toda a máquina para a frente na rocha. Também chamado de perfil. Roadbyte (ou railbyte) Um comprimento de madeira ou aço que atravessa os joelhos de um túnel que pode ser coberto para formar uma superfície plana para uma estrada temporária ou ferroviária. Um robô, é uma máquina controlada remotamente, às vezes rastreada, para pulverizar um revestimento de concreto no perímetro do túnel. Pulverização de concreto usando um robô.
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